Só Psy.......

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dicas para ter uma boa aparência de forma saudável

Saiba como escolher um bom shampoo e condicionador  por Edilson Moura.



Com tantos lançamentos em cosméticos para cabelo, fica difícil escolher o melhor produto para o dia-a-dia.
.
Vou falar um pouco e dar dicas de ingredientes para cada cabelo, pois o fundamental é saber qual é o seu tipo de cabelo e a condição do couro cabeludo.
.
Um fio de cabelo fino e delicado é mais sensível, precisa de fórmulas mais suaves, contendo agentes de limpeza não agressivos, como os poliglucosídeos (lauril e decil glucosídeo). Já um cabelo ressecado por tinturas e tratamentos químicos exige a presença de aminoácidos para reconstruir sua fibra, portanto opte por produtos contendo cisteína e arginina. Para o tratamento diário e cabelos oleosos a dica é buscar agentes que controlem a superprodução de sebo no couro cabeludo, como a argila e o ácido salicílico.
.
Mito do salE o sal?O cloreto de sódio, popularmente conhecido como "sal" é um eletrólito, que usado na dosagem correta não interfere em nada na qualidade do cabelo, é mais um dos tabus que devem ser abolidos.
.
O importante é que a fórmula seja equilibrada, assim se garante segurança e performance do produto..
.
Por que os cabelos ficam ressecados com o uso de shampoos?O que retira excessivamente a proteção lipídica natural dos cabelos são os agentes de limpeza, chamados tensoativos.
.
Dentro dessa família os alquil sulfatos, entre esses o lauril éter sulfato de sódio, é o mais "ressecante" dos tensoativos.
.
O importante é que você tenha uma fórmula equilibrada, com outros agentes repositores dos lipídios perdidos.
.
Desses as amidas vegetais de coco (cocamida) ou oliva (olivamida) são as melhores para evitar o ressecamento do seu tipo de cabelo, procure nas bulas dos produtos e verá a diferença.
.
.
Ingredientes indispensáveis numa fórmula:Além dos tensoativos, os silicones (dimeticone copoliol, ciclometicone, fenil trimeticone e amodimeticone) ajudam a formar um filme protetor nos cabelos.
.
Mas é fundamental que o produto para cuidar do cabelo tenha aminoácidos (lisina, arginina, cistina, cisteína, histidina) que reforçam a estrutura natural do fio.
.
O pantenol também é muito bem-vindo para qualquer tipo de cabelo, pois retém a água dentro da cutícula, impedindo o ressecamento do fio.
.
.
Ativo anticaspaTodos os agentes antimicrobianos, fungicidas e antibacterianos específicos como: piroctone olamina, derivados de zinco, óleo essencial de melaleuca, entre outros.
.
O importante é que a empresa fabricante apresente testes de comprovação de eficácia do mix de ativos utilizados. Procure por resultados comprovados antes de comprar..
.
Couro cabeludo sensívelPara quem tem esse problema vale optar por shampoos bem suaves, contendo tensoativos proprios para bebês, como os sulfosuccinatos.
.
Mas lembre-se de condicionar apenas as pontas dos fios de cabelo, evitando o contato com o couro cabeludo..
.
As formulações devem ser diferentes para homens e mulheres?Sem dúvida! Homens apresentam couro cabeludo mais oleoso e com maior sudorese, sendo também naturalmente mais propensos ao desenvolvimento da caspa devido à presença de testosterona na gordura secretada.
.
Além disso, poucos são os que têm tratamento químico no fio de cabelo, portanto precisam usar semanalmente um shampoo anticaspa como prevenção e diariamente um shampoo mais antisséptico, contendo, por exemplo, óleo essencial de alecrim, extrato de chá verde ou ácido salicílico.
.
Com a lista de matérias-primas ativas na mão fica mais fácil escolher o produto certo para o seu caso, então boas compras!




SERVIÇO:
¢σиѕυℓα∂σ ∂α вєℓєzα - Cabelo e Estética
*** MSN: consuladodabeleza@hotmail.com ***