Só Psy.......

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Dormir com maquiagem envelhece


Confraternizações na empresa, encontros com os amigos, Natal e celebrações da chegada do Ano Novo são algumas das muitas festas típicas desta época, para esses eventos uma maquiagem bem feita faz parte do ritual da maioria das mulheres.
.
No entanto, tão importante quanto produzir o visual belo é a retirar o todo o make.
.
Dormir maquiada é um dos maiores erros que as mulheres podem cometer.
.
Os produtos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. “Em médio prazo, a pele perderá a viscosidade, se tornará mais oleosa e o envelhecimento será acelerado”, ressalta o dermatologista Dr. César Cuono, com o qual conversamos para esclarecer todos os pontos sobre o tema.
.
Portal: Para algumas pessoas a maquiagem de hoje em dia tem uma série de proteínas para a pele e, em alguns casos poderia não prejudicar se não fosse retirada. Isso é totalmente errado?
Dr. Cesar: É errado. Mesmo a maquiagem tipo mineral – não muito comum no Brasil – faz mal à pele se não retirada, pois os poros se fecham e a derme não respira corretamente.
.
Portal: Ficar muitas horas por dia com a maquiagem pode resultar em algum dano?
Dr. Cesar: A pele fica mais oleosa, pois não respira direito. Em médio prazo, a viscosidade se perde e o envelhecimento é acelerado.
.
Portal: Como deve ser a retirada da maquiagem?
Dr. Cesar: A higienização deve ser feita com aplicação de um demaquilante, no mínimo duas vezes, seguida de lavagem com sabonete. Para certificar que a maquiagem foi retirada completamente, pegue um algodão umedecido com água e passe no rosto. Caso ainda haja resquícios do make, repita a lavagem. Para finalizar, aplique a loção tônica e, em seguida, o hidratante. Se a disposição, num dia ou noutro, for pequena, passe, pelo menos, o demaquilante até perceber que a pintura foi removida
.
Portal: E no caso do rímel, há algum prejuízo para os cílios se usar o produto por muitas horas ou dormir com essa maquiagem?
Dr. Cesar: Tudo que é químico e estranho ao organismo deve permanecer o mínimo necessário. Sempre há a chance de uma irritação, ou desenvolvimento de uma infecção na glândula ciliar, por exemplo, um terçol.
.
Portal: A maquiagem dos cílios requer algum cuidado especial para se retirada, ou basta passar o demaquilante?
Dr. Cesar: Pode usar demaquilante, mas com cuidado para não cair nos olhos e desenvolver irritações oculares. Retire o excesso com algodão úmido com água e finalize com demaquilante.
.
Portal: Há mulheres que usam lápis nas sobrancelhas e não o tiram nem para dormir. Que tipo de prejuízo essa atitude pode trazer?
Dr. Cesar: Pode aumentar o risco de uma alergia por contato, ou, até de uma irritação direta pelo produto.
.
Portal: Há algum outro tipo de cuidado que a mulher deve ter no quesito maquiagem?
Dr. Cesar: Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade e a atenção ao observar a data de validade a cada uso é essencial. Produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos enormes e tratamento lento.
.
Dr. Cesar Cuono é dermatologista formado pela USP – Universidade de São Paulo - com 27 anos de experiência na área.

Nenhum comentário: